Fim de uma era…

Tudo começou em 1997 quando vi numa agência onde trabalhava um fanzine chamado Macintóshico. Com um visual interessantíssimo e textos ótimos, captou minha atenção. Até hoje cito o Exu-Tranca-Rede, cuja história foi contada na edição nº 20.

O tempo passou, conheci a Macmania. Uma revista sobre Macs. Adorei. Soube depois que era uma “continuação” do Macintóshico. Muitas informações, leiaute caprichadíssimo, textos sensacionais, linguagem moderna, cheia de “contravenções” ao padrão jornalístico. Por causa de um cliente que queria anunciar lá, conheci pessoalmente os editores e acabei virando colaborador da revista. Escrevi, ilustrei e diagramei matérias sobre aplicativos, tutoriais, opiniões… Participar dos bastidores da revista era divertido e muito informativo.

mm103_capaA Macmania foi comprada por outra editora, virou Mac+ e continuei colaborando, focando em tutoriais e palpitando no geral. O tempo passou, passamos de uma centena de edições recentemente. Durante o percurso, discutimos a revista algumas vezes, qual o melhor caminho, como melhorar sempre. De uma destas discussões tive a ideia de expandir os tutoriais que escrevia, publicando-os num site próprio, inicialmente como texto até eu me entender (porcamente) com o vídeo.

Nasceu assim o Mactutorial.

Agora a Mac+ acabou. Não existe mais uma revista especializada em Macs e coisas da Apple. Temos, em seu lugar, diversos sites, blogs e outros canais na internet.

Quero, primeiro agradecer ao Heinar, ao Miranda e a todos os colaboradores que me incentivaram, ajudaram, ensinaram e inspiraram. Aprendi muito com vocês e continuo à disposição para novas aventuras.

A última capa ilustra este post. Eu tinha 2 tutoriais escritos para a edição seguinte quando soube do fim da revista. Vou publicá-los aqui no Mactutorial, como homenagem ao caminho que trilhei com a Macmania e com a Mac+.

E continuarei me esforçando para melhorar o Mactutorial, oferecendo mais conteúdo e, humildemente, de melhor qualidade…

Deixe uma resposta