Ladies and gentlemen, start your engines*

* Senhoras e senhores, liguem os motores.

yosemite_banner

Todos prontos para o Yosemite?

Os sites de rumores apontam para o lançamento da nova versão do OS X no dia 16 de outubro. É a versão 10.10, codinome Yosemite.

Novidades? Sim. Nova interface, novas ferramentas para tornar nosso dia-a-dia mais produtivo, Spotlight mais poderoso, aplicativos revisados e turbinados, iCloud Drive, integração com o iOS melhorada… Um monte de coisas legais que pretendo explorar aqui no Mactutorial.

Mas… é só clicar, instalar e pronto? Sim. E não. Alguns cuidados são recomendados.

Em tempo: farei um vídeo da atualização do meu Mac, mostrando o passo a passo. 

Antes de instalar…

1. Devo atualizar?

Pra maioria das pessoas a resposta é sim. Se você está rodando o Mavericks, versão 10.9 do OSX, manda bala. A lista oficial de máquinas “suportadas” é a seguinte:

  • iMac (meados de 2007 ou mais recente)
  • MacBook (13″ Alumínio, final de 2008), (13″, início de 2009 ou mais recente)
  • MacBook Pro (13″, meados de 2009 ou mais recente), (15″, meados de 2007 ou mais recente), (17″, final de 2007 ou mais recente)
  • MacBook Air (final de 2008 ou mais recente)
  • Mac Mini (início de 2009 ou mais recente)
  • Mac Pro (início de 2008 ou mais recente)

Em suma, se o processador é Core2Duo ou mais moderno, é possível. Mas fique atento à quantidade de memória, pelo menos 4GB para trabalhar confortavelmente é o que recomendo. O HD deve ter pelo menos uns 15GB de espaço livre.

2. Preparando o terreno

Software_Update_iconNo menu da maçã, canto superior esquerdo, clique em Atualização de Software. Atualize o que for pedido na aba Atualizações. Só não atualize para o Yosemite. Deixe este para depois…

 

3. B-E-C-A-P-E!

Becape mais simples que esse eu não conheço.Becape mais simples que esse eu não conheço.Se você ainda não usa o Time Machine (aqui e aqui e aqui), é a melhor hora para começar a usar. Repito: não é uma questão de “quando der”. É imperativo ter becape, os HDs externos estão baratos e não tem desculpa. Instalar o sistema sem ter becape é um risco que eu duvido que você queira correr. Depois não diga que eu não avisei.

Faça o becape ANTES de começar a instalação do Yosemite, claro.

4. Mãos à obra

Faça o download do instalador pela Atualização de Software, como falei na etapa 2.

Quando abrir a janela de instalação (mais ou menos a que aparece abaixo), clique em continuar e aproveite.

install-os-x-yosemite-610x491

 

Deixe uma resposta